Sabonete: Tipos e suas diferenças.

Hoje em dia comprar um sabonete pode não ser mais tão simples quanto era a algum tempo atrás. O que significa uma boa mudança nos hábitos de higiene cotidiana e necessidades pessoais, principalmente nos tempo atuais onde o simples ato de lavar as mãos corretamente previne muitas doenças.

No mercado há diferentes tipos de sabonetes com funções específicas como, por exemplo, ideal para bebês e peles sensíveis, sabonete íntimo femino, antibactericida, esfoliante, hipoalergênico, entre outros tipos e de acordo com sua necessidade. Mas o que queremos te mostrar hoje são as principais composições de sabonetes para você fazer a melhor escolha para o seu dia a dia.

Sabonete líquido

sabonete como método de prevenção para doenças
Processo de higiene das mãos com sabonete

O sabonete líquido conquistou muitos usuários pela praticidade e pela cremosidade que não deixa a pele ressecada. Isso porque sua composição é feita, em maioria, de lauril sulfato de sódio, que é responsável pela emulsificação deixando o toque suave e com Ph muito próximo ao Ph da nossa pele, consegue deixá-la macia evitando o ressecamento.

Um ponto negativo dos sabonetes líquidos é que algumas marcas adicionam componentes derivados de petróleo, o que pode ser prejudicial para a saúde. Por isso a importância de ler a composição do produto antes de adquirir.

Porém, um ponto positivo é que, por ser armazenado em embalagens protegidas do contato direto com a pele, pode ser compartilhado sem preocupações. 

Sabonete em barra

Esse é o tipo de sabonete mais tradicional e comum de ser usado, pela facilidade de ser encontrado e preço convidativo. Ele é composto, basicamente, por uma gordura (óleos) e uma base que vai transformá-lo em um produto sólido.

Por ter um Ph mais alcalino pode causar irritações ou ressecamentos na pele, o que requer um cuidado especial após uso, como o uso de hidratante para mãos ou coporal neutro, por exemplo.

O que não significa que seja ruim para uso, pois como há muitas marcas e consequentemente muitas composições diferentes, você pode buscar o ideal para você não só pelos elementos mas também pelo aroma e sensação na pele. Contudo recomendamos que busque por marcas que utilizam menos sulfatos.

Sabonete natural ou artesanal

Nessa versão os sabonetes tem uma formulação química porém contém apenas componentes ativos de origem natural, como por exemplo: resina de origem vegetal, óleos essenciais, substâncias de plantas. Também contam com conservantes naturais como: alecrim, cravo, noz-moscada, sálvia e açafrão, são alguns deles.

Por usar esse princípio de ativos naturais, esse sabonete, encontrado geralmente em barra, é considerado o melhor por ser o que oferece menos riscos à saúde. 

Atualmente é bastante fácil encontrar esse tipo de produto com ótima qualidade e com preço acessível. Muitas empresas já têm linhas naturais e orgânicas usando componentes que não agridem o meio ambiente nem a sua pele. Há também pequenas empresas e empreendedores que estão investindo nessa produção e por ter um processo bastante artesanal entregam um excelente produto, além disso é uma boa oportunidade de ajudar um novo empreendedor.

O que realmente importa

Os sabonetes, em qualquer estado ou composição tem o mesmo princípio: higienizar e limpar a pele, independente da sua escolha.

O ideal é sempre ler a composição do sabonete que irá adquirir para saber se ali tem algum ingrediente que seja nocivo a você ou cause algum tipo de alergia ou irritação. Conhecer sua pele também é muito importante nesse processo para adquirir o produto que melhor se adeque a você.

Outro fator que você pode considerar é o impacto ambiental de resíduos desse sabonete. Tanto na fabricação – aí é interessante conhecer um pouco sobre a empresa e como ela desenvolve o produto -, quanto pela quantidade de ingredientes que compõem o sabonete e os impactos e possíveis reações que ele pode causar.

Visto primeiro em: A melhor escolha