Hipoclorito de Sódio: saiba os cuidados para utilizar.

Hipoclorito de sódio, para que serve? O hipoclorito de sódio é um composto químico com ação desinfetante e alvejante. Apesar do nome estranho, trata-se um dos principais componentes da água sanitária, quase sempre presente nas listas de material de limpeza.

Dessa forma, o hipoclorito para limpeza é bastante comum e utilizado em casas e empresas.

Hipoclorito de sódio fórmula: Sua fórmula, NaClO, se dá pela combinação do cloro com hidróxido de sódio. A reação gera o hipoclorito, um forte agente oxidante capaz de eliminar vírus e bactérias, microrganismos extremamente sensíveis à oxidação.

No entanto, o uso do hipoclorito de sódio – de forma inadequada e excessiva – tem revelado muitos malefícios à saúde e ao meio ambiente. O fato de ser um dos principais produtos de limpeza utilizados, tão habitualmente e há tanto tempo em ambientes domésticos e corporativos, acaba por camuflar os prejuízos e dificultar a mudança de hábito.

Para rever o uso do hipoclorito para limpeza, precisamos conhecer seus males e saber que há outras possibilidades que oferecem eficiência e que sejam menos prejudiciais a nossa saúde. Este artigo auxiliará a saber sobre hipoclorito de sódio para que serve e no seu uso responsável e seguro de casas e empresas.

Ah, e ao final do texto, você pode consultar algumas sugestões de produtos que separamos para você. Acompanhe:

Banner eBook Artigo os perigos da agua sanitaria

Saiba os riscos e veja como proteger sua saúde do uso incorreto da água sanitária.

Caso queira, navegue entre os tópicos listados abaixo:

  • O hipoclorito de sódio faz mal à saúde?
  • O hipoclorito de sódio prejudica o meio ambiente?
  • Quais os perigos de se misturar hipoclorito de sódio para limpeza?
  • Quais os produtos que apresentam hipoclorito de sódio em sua formulação?
  • Quais alternativas existem para não utilizar hipoclorito de sódio?

Hipoclorito de Sódio: Atenção aos seus perigos à saúde.

Os riscos à saúde do hipoclorito de sódio, da água sanitária (ou da “cândida”, como também é regionalmente conhecido) estão quase sempre associados à ingestão ou ao contato com os olhos, devido sua ação corrosiva.

+LEIA MAIS: O que é contaminação cruzada e como se proteger?

Mas a questão dos males vai muito além, e está relacionada ao que se chama de “exposição passiva” ao produto. Trata-se de um comportamento quase nunca percebido, mas que está relacionado, diretamente, ao aparecimento de doenças respiratórias e infecções.

Em um estudo publicado pela revista científica Occupational & Environmental Medicine, pesquisadores examinaram mais de 9 mil crianças, entre 6 e 12 anos, em escolas de países como: Holanda, Finlândia e Espanha. O estudo também foi feito com a participação dos pais.

Os pesquisadores descobriram que a frequência de infecções entre as crianças, estava diretamente ligada a quantidades mais altas de uso de água sanitária. O estudo também comprovou que o risco de gripe e resfriados era 20% maior para casos de infecções respiratórias. Além disso, também apontou um aumento expressivo de 35% em casos de amidalite em crianças na casa de pais que faziam o uso recorrente do produto.

hipoclorito de sódio para que serve na limpeza

Profissional de limpeza utilizando balde e luvas para manuseio com produtos químicos de limpeza

O hipoclorito de sódio prejudica o meio ambiente?

Agora que você já sabe do hipoclorito de sódio para que serve, é válido abordar que, além de danos à nossa saúde, ele também provoca malefícios ao meio ambiente.

Ambientalistas alertam e reprovam seu uso, já que seu composto, o NaClO reage quimicamente com outras substâncias presentes na água.

Ao eliminar água sanitária pela rede de esgoto, o produto é enviando aos rios, onde se mistura com outros compostos e origina substâncias prejudicais à saúde.

De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a poluição das águas – nos rios, lagos, mares e oceanos – ocorre não apenas pelo despejo individual de uma substância, mas também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza utilizados em residências e empresas.

A combinação potencializa os impactos negativos sobre a qualidade das águas, dos animais, das plantas e de todo ecossistema, em um verdadeiro efeito dominó sobre seres humanos, fauna e flora.

Quais os perigos de se misturar hipoclorito de sódio para limpeza?

Os malefícios do hipoclorito de sódio, como mencionado acima, são acentuados quando o produto entra em contato com outras substâncias. Assim, seu uso incorreto, que inclui a mistura com outros produtos de limpeza – como detergente e sabão em pó – acaba por liberar gases que são tóxicos, sendo o principal fator de risco a nossa saúde.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em suas recomendações para combate ao Coronavírus, apesar de citar o uso do hipoclorito como meio de prevenção, também adverte que a substância não deve ser misturada com outros produtos, por suas abruptas reações prejudiciais com outros agentes e soluções químicas.

Hipoclorito de sódio fórmula: Quais os produtos que apresentam hipoclorito de sódio em sua formulação?

Como já dissemos, o hipoclorito de sódio é um composto feito da reação do cloro com hidróxido de sódio, amplamente encontrado para compra em uma gama de produtos que estão no mercado.

Sabendo sobre o hipoclorito de sódio para que serve, atente-se ao realizar a compra dos itens de limpeza para sua casa ou empresa, é fundamental estar atento às nominações e formulações do produto, pois há diferença entre eles e a finalidade e uso de cada um. Veja a seguir:

  • Cloro: Trata-se de uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso. Seu estado puro não está disponível para compra no comércio.

O cloro reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos. Na natureza, é encontrado apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio, presentes em minas de sal gema e dissolvido na água do mar.

A partir do cloro, é feito o hipoclorito de sódio e a água sanitária. Assim, oferecer cloro como hipoclorito de sódio não está certo.

  • Hipoclorito de sódio: O hipoclorito de sódio vem da reação do cloro com hidróxido de sódio. O composto contém entre 10% a 13% de cloro ativo. Assim, o hipoclorito depende dessa reação para existir. Sem ela, não há hipoclorito. É matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

É bastante comum encontrarmos produtos comerciais com percentuais de cloro tanto em sua formulação como no nome do produto. Deste modo, nomes como hipoclorito de sódio 1 %, hipoclorito de sódio 2,5 % ou até maiores concentrações, podem ser encontradas nas nos estabelecimentos e distribuidores de produtos de limpeza.

  • Água sanitária: Bastante usada para limpeza e desinfecção de ambientes, superfícies e alimentos, a água sanitária – conhecida por nomes populares como CândidaKiboaQboa – é obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água.
hipoclorito de sódio para que serve e água sanitária nos processos de limpeza

Limpeza e higienização com o uso de água sanitária

Dúvidas frequentes sobre o uso do cloro.

  • O que é um cloro orgânico?

É um cloro ligado a uma cadeia carbônica, muito usado em tratamento de piscina, por ex HTH, Genco. Ele tem uma reação mais lenta com a matéria orgânica o que, por outro lado, possibilita um tempo de ação maior.

  • O que é um cloro inorgânico?

Cloro inorgânico, quando tratamos aqui de limpeza, é o Hipoclorito de sódio.

  • Quais as diferenças marcantes e de aplicações entre ambos?

Basicamente é o tempo de ação e, principalmente, o custo da matéria prima.

  • O nosso limpador Garra Clor é muito diferente a produtos clorados de maior concentração de cloro, com 12% ?

São semelhantes no que se refere ao princípio ativo, ambos são à base de Hipoclorito de sódio mas, diferem muito em relação à concentração, o Garra Chlor tem 2,4% de cloro ativo, já esses mencionados, possuem 12% chegando, depois de 3 meses, a 8%. Contudo o Garra possui uma grande carga de limpadores, o que o diferencia em muito, no que tange ao poder de limpeza.

Para o leitor saber, a matéria prima Hipoclorito de Sódio, é produzida como uma solução alcalina (dissolvido em soda) do Hipoclorito na concentração máxima de 13%. Uma semana após a produção essa concentração,  já está por volta dos 11%, ou seja, é muito instável, raramente as indústrias recebem com mais de 12% e, normalmente, compram num dia para usar no dia seguinte. Outro detalhe importante é que, quanto mais diluída a solução, mais estável é o produto. O que queremos dizer é que, produtos com 12%, em seu início, de cloro ativo,  depois de 90 dias, dificilmente ainda possuem 8% sequer.

+SAIBA MAIS: Os perigos do cloro para a nossa saúde.

Saber o que cada produto contém e saber, principalmente, qual a necessidade específica da sua empresa, comércio, indústria ou ambiente de saúde – como hospitais e clínicas -, é essencial para a compra correta dos materiais de limpeza. Vejamos alguns abaixo:

hipoclorito de sódio para que serve e produtos químicos de limpeza

Uso de EPIS são altamente recomendados nos processos de limpeza e desinfecção.

Quais alternativas existem para não utilizar hipoclorito de sódio?

Há opções de cloro ativo, alvejantes sem cloro e outros produtos substitutos ao hipoclorito de sódio que garantem a mesma eficiência na desinfecção de ambientes e superfícies e que, no entanto, não acarretam perigos à saúde.

Para substituir hipoclorito de sódio por outros produtos mais eficazes e seguros, primeiramente é preciso levar em conta o que se espera como resultado. O produto será usado para o quê? Esta pergunta é fundamental para a indicação correta do produto de limpeza e desinfeção após ter completa ciência do hipoclorito de sódio para que serve.

Confira logo abaixo algumas sugestões para substituir o hipoclorito de sódio para limpeza por outros produtos mais seguros.

redução de custos

Reduza despesas com produtos de limpeza profissionais.

Cloro em Gel – Garra Chlor

O cloro em gel Garra Chlor é um poderoso limpador e desinfetante. Trata-se de um produto completo, que dispensa o uso de muitos itens de limpeza.

Pensando sempre no bem-estar e na saúde dos profissionais de limpeza, e por se tratar de um produto para uso profissional, Garra Chlor tem baixo odor de cloro e não necessita de misturas com outros produtos, evitando intoxicação dos auxiliares de limpeza ou mesmo usuários dos ambientes.

Recomendações de uso:

  • limpeza de superfícies laváveis em cozinhas profissionais, indústrias de vários segmentos, sanitários, frigoríficos, etc;
  • desencarde, desengordura e desinfeta em único produto;
  • remove incrustações, sujeira pesada de tábuas de corte, mofos e bolores de pisos, azulejos e rejuntes de banheiros e cozinhas;
  • alveja panos de várias espécies.

Detergente Desinfetante – Garra Oxiativo

Garra Oxiativo é um alvejante sem cloro, desinfetante e limpador, ultra concentrado e muito versátil. Portanto, pode ser usado para limpeza de todas as superfícies laváveis, sem restrições.

Trata-se de um produto sem adição de aromas e corantes e que não deixa resíduos nas superfícies para não fazer mal à saúde.

Recomendações de uso:

  • cozinhas profissionais, restaurantes e refeitórios;
  • indústrias de todos os segmentos;
  • hospitais, clínicas e laboratórios;
  • shoppings, hiper e supermercados;
  • aeroportos, rodoviárias, escolas e universidades;
  • hotéis, clubes e demais estabelecimentos com médio a alto trânsito de pessoas.

Desinfetante e Detergente – Garra Oxiativo Pronto-uso

Para uso imediato e prático, temos o Garra Oxiativo pronto-uso. Em suma, a embalagem anatômica e seu trigger espuma/spray tornam o manuseio e a aplicação mais fáceis e seguros. Desinfeta e desengordura de uma só vez, economizando tempo e produto.

Recomendações de uso:

  • Limpeza de quase todas as superfícies laváveis (cerâmica, porcelanato, fórmica, laminado, plástico, vidro, espelho, azulejos, rejuntes, louças sanitárias, etc);
  • Recomendado para auxiliar na resolução dos problemas de limpeza em diversos setores, como restaurantes e cozinhas profissionais, indústrias, hospitais, clínicas, shoppings, supermercados, hotéis, escolas, dentre outros.

Sabão para Máquina Lava Louças Kitch Care® Clorado

A substituição do hipoclorito pelo Lava Louças Kitch Care Clorado para máquina lava-louças profissional, é uma excelente alternativa visto que este produto é extremamente eficiente no quesito limpeza. Aqui, a presença do cloro em sua composição atua de modo balanceado. Foi desenvolvido para a higienização, desinfecção automática e mecânica de pratos, xícaras, copos e talheres em cozinhas profissionais, sem manchar ou danificar a louça.

Recomendações de uso:

  • Este produto é recomendado para a utilização em estabelecimentos do ramo Food Service, como: restaurantes, hotéis, cantinas, hamburguerias, lanchonetes, etc.
  • Possui componentes que evitam a formação de depósitos calcários nas máquinas, dispensando desincrustações periódicas

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre hipoclorito de sódio para que serve presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais sobre limpezanos siga nas plataformas de áudio de limpeza profissional e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Nos vemos na próxima semana!

Referências:

VISTO PRIMEIRO EM: Higiclear