Álcool em gel: prático e eficaz para higienização das mãos

O que é álcool gel?

Álcool em gel é um produto químico que é utilizado apara a assepsia das mãos, ao entrar em contato com a pele elimina 99% dos vírus, porém não é qualquer álcool gel que se faz eficaz no combate aos vírus que enfrentamos hoje em dia.

Estudos apontam que, para se tornar efetivo contra vírus e bactérias, o álcool em gel deve ter concentração acima de 60%.

Cabe a ressalva que, conforme Nota Técnica da Anvisa, exclusivamente para estabelecimentos de saúde a concentração deve ser entre 60% até 80%.

Problemas com uso frequente

Algo interessante para citar é que devido ao uso frequente desta solução por parte dos profissionais da qualidade, existem casos de ocorrer o ressecamento das mãos e da pele.

Alguns produtos de baixa qualidade, por exemplo, podem acabar deixando uma sensação ruim nas mãos, com um aspecto grudento, o que acaba causando incomodo.

Existem produtos que são capazes de solucionar este tipo de problema, como por exemplo o álcool em gel com hidratante, eficaz na assepsia das mãos e responsável por trazer uma sensação de maciez a pele.

Ao longo deste artigo falaremos um pouco mais sobre ele, por isso: fique conosco e acompanhe!

Álcool em gel nas Pandemias

álcool em gel mesa

Muitos de nós se lembram da gripe H1N1 ou gripe A em 2009. Popularmente conhecida como gripe suína, diversos países nos cinco continentes registraram dezenas de milhares de casos e óbitos.

O Brasil esteve entre aqueles em que mais houveram contaminados por essa doença. Os primeiros casos apareceram em março de 2009.  E entre junho do mesmo ano e agosto de 2010, o mundo esteve sob uma pandemia, como foi decretado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Da mesma forma, atualmente vivemos um novo cenário de pandemia com o novo coronavírus, que certamente trouxe consequências ainda maiores que a H1N1 e foi capaz de parar o mundo.

Durante os últimos meses, vivemos sob o perigo constante da transmissão da “covid-19”, e as ações de prevenção ao contágio foram e são essenciais para evitar um número cada vez maior de pessoas infectadas.

Por isso, enquanto não encontrarmos uma vacina, a única maneira de nos proteger é obedecendo as medidas de segurança.

Dentre essas medidas indicadas pelos órgãos competentes do país e a OMS está: o distanciamento social, o uso de máscaras e o uso frequente do álcool em gel.

Inegavelmente, um produto que já era adotado por uma parte da população, agora se torna um item indispensável em nosso dia a dia. Seja no trabalho em escritórios ou home office, quando precisamos ir ao mercado ou em qualquer outro tipo de atividade realizada.

O Álcool Gel

Pouco conhecido pelos brasileiros até então, o álcool gel surgiu como o grande aliado, um verdadeiro escudo, contra a transmissão do vírus.

Afinal: tanto o vírus do H1N1 quanto do Covid-19, são transmitidos pelo ar e, por isso, é de vital importância o uso do álcool hidratante em gel para desinfetar as mãos.

Em suma isso ocorre porque estamos tocando em tudo o tempo todo, e isso faz de nossas mãos um verdadeiro meio de transporte de vírus e bactérias para dentro do nosso corpo.

Um dado interessante de ressaltar é que nós tocamos em nosso rosto, em média, três vezes por minuto. O que certamente permite uma maior chance de contaminação, pois o patógeno se aloja próximo de nossa boca, nariz e olhos.

Por isso, houve uma popularização do álcool em gel. Afinal, muitas pessoas criaram a rotina de carregarem consigo um frasco para higienizar as mãos ao longo do dia.

Escolas e ambientes com grande concentração de pessoas, como por exemplo os shoppings, também passaram a disponibilizar o produto de forma gratuita e em diferentes ambientes.

Álcool em Gel e a ANVISA 

Em 2010, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), confirmando a importância do álcool em gel na prevenção de doenças, obrigou todos os serviços de saúde do País a disponibiliza-lo para a higienização das mãos dos profissionais na área.

É importante saber que somente o álcool em gel 70% é eficaz e seguro para a higienização. E não deve ser substituído pelo utilizado na limpeza doméstica ou por outro que tenha concentração maior, como os de 90%, pois esses podem causar irritações na pele e não são desinfetantes.

Álcool x água e sabão

lavar as maos

Tanto a higienização das mãos com álcool em gel quanto com água e sabão são eficazes. Porém se as mãos estiverem sujas, quer dizer, com resíduos visíveis conhecidos como sujidades, é necessário lavá-las antes de utilizar o álcool gel hidratante.

Entretanto, não adianta colocar as mãos embaixo da torneira por cinco segundos apenas. São necessários pelos menos de 30 segundos para eliminar os vírus e bactérias. Veja aqui como higienizar as mãos corretamente.

A utilização do álcool em gel se faz muito prática quando há falta de pias e torneiras por perto, como por exemplo: quando estamos na rua ou em locais públicos.

Álcool em gel nos hospitais

De acordo com a Anvisa, higienizar as mãos, seja com álcool 70ª em gel ou com água e sabão, é a maneira mais eficaz e barata de reduzir os casos de infecção hospitalar.

Mas é ainda necessário que a maioria dos profissionais da área participe de ações educativas quanto à importância desse ato.

De acordo com um levantamento feito pela agência em 2012, 53% das unidades de saúde possuem álcool em gel disponível aos funcionários.

O Estado de São Paulo possui, em andamento, o projeto “Mãos limpas são mais seguras”, que promove educação sobre a correta higienização das mãos dos profissionais da saúde e que já conta com a adesão de 110 hospitais.

alcool gel

Álcool em gel Hidratante

Com a utilização frequente álcool em gel para assepsia das mãos, esse processo faz com que as mãos fiquem ressecadas. Por isso, existem produtos que foram criados para solucionar este tipo de situação.

Quando for o momento de escolher o álcool hidratante que será utilizado por você ou na sua empresa, procure pelo que tiver em sua composição agentes hidratantes como: D-Pantenol, Glicerina e Vitamina E.

Desta forma, o álcool gel, além de desinfetar a mão, vai deixá-la com uma sensação mais macia e com menos aspecto de ressecada. Além de evitar, por exemplo, outros problemas como dermatites.

Por isso a importância de optar por um álcool de proteção com maior qualidade, pois quanto melhor a qualidade, maior benefícios o produto trará para a pele do usuário.

Para ver indicações de álcool em gel e álcool espuma para a higiene das mãos, clique aqui.

Veja como é fácil escolher Álcool em gel e sabonetes líquidos!

É de fundamental importância a aquisição consciente do sistema de higienização de mãos em empresas.

Por isso, a sugestão é escolher entre fornecedores que possuam:

  1. Dispensadores com alta qualidade, já que os sabonetes e álcool serão usados com grande frequência;
  2. Adesivos que identifiquem o conteúdo e o modo de utilização dos produtos, obrigatório para a segurança do trabalhador;
  3. Produtos que contenham hidratantes, já que o uso continuo poderia ressecar as mãos na ausência destes componentes;
  4. Fabricantes e produtos com documentação obrigatória em dia, já que estes produtos serão ofertados a funcionários e clientes.

Fontes:

Visto primeiro em: Hygibras